Espaço Reiki Cleia

Reiki - Tarot - Espiritualidade

Naipe de Espadas

Espadas

 

 

Ás de Espadas

 

Palavras-Chave

Ø Recompensa

Ø Rectidão

Ø Luz

Ø Transparência

Ø Certeza

Ø Realidade

Expressões-Chave

Ø Consciência do rumo a seguir

Ø Esclarecer o que está certo e o que está errado

Ø Estudar as suas motivações

Ø Bom senso

 

Significado da carta Ás de Espadas

O Ás de Espadas indica-lhe que é uma altura de acreditar em si próprio, não duvide das suas capacidades, motivações ou intenções, pois a prontidão para entrar em acção serão cruciais para a realização dos seus objectivos. Esta carta aconselha-o a encarar a realidade com lógica, deixe um pouco de parte o seu “eu” emocional deixando para trás a sua carga emotiva carregada de amargura e desilusões do passado, pois só assim conseguirá seguir em frente, em direcção à luz e claridade do seu destino.Nesta altura de Presente é extremamente útil, conseguir analisar todos os seus problemas actuais de uma forma completamente lógica, e por vezes até com uma visão um pouco fria. Não quer dizer com isto que deixe de parte a sua parte emocional, mas convém nesta altura, retraí-la consideravelmente, pois caso contrário, irá fazer pior do que se não o fizesse. Como situação de Obstáculo, torna-se uma situação oposta ao que foi visto até ao momento. Ou seja, neste caso, está a deixar que o seu raciocínio obcecado o influencie de tal forma, que o “coração” deixou de ter peso nas suas acções, e que agora age como se não tivesse instintos para o guiar. Como carta de Futuro, o Ás de Espadas indica-lhe que está prestes a ser-lhe revelado novas oportunidades, que inicialmente até lhe poderão trazer mais esforço, mas que no final, terá um balanço positivo, pois conseguirão abrir-lhe portas para novas possibilidades

 

 

 

 

Dois de Espadas

 

Palavras-Chave

Ø Decepção

Ø Falsidadade

Ø Sentimentos travados

Expressões-Chave

Ø Recusar-se a ver a realidade

Ø Falsas aparências

Ø Afastar as pessoas em seu redor

Ø Levantar obstáculos

 

Significado da carta Dois de Espadas

A carta Dois de Espadas representa uma imagem cuja conotação essencial é a de um levantamento de defesas à volta do seu coração. A imagem da carta é a de uma mulher que com as 2 espadas erguidas e olhos vendados, representa exactamente as barreiras à sua volta e a recusa de ver a realidade. Nada entra ou sai do seu coração relativamente aos seus sentimentos e aos dos outros em seu redor. O Dois de Espadas refere-nos a forma como negamos as nossas sensações, paixões e outros sentimentos, fingindo a insensibilidade e evitando a realidade.

Por vezes, e em casos mais extremos, esta carta poderá representar uma raiva contida, em que tentamos controlar-nos ao máximo para não soltar a fera dentro de nós, pois iria trazer mais consequências que benefícios. Nestes casos tem que haver sempre meditação nas horas mais calmas, imaginando-se numa situação anterior em que esteve prestes a soltar a sua raiva e tentar mudar o que se passou, ou seja, tentar visualizar o que faria de forma diferente para acalmar a sua frustração e impulso naquela altura, mas sem colocar essa raiva num recipiente, pronto a explodir a qualquer altura, o segredo está em deixar soltar aos poucos, mas com temperança, e a meditação prévia ajuda imenso a conseguir esse objectivo. Se o Dois de Espadas for lançado numa situação Presente, poderá estar numa situação em que esteja a evitar os seus sentimentos ou a recusar-se de aceitar a realidade de uma situação. Como carta de Obstáculo, o Dois de Espadas indica-lhe que muito provavelmente cortou relações consigo próprio e também com alguém que lhe era próximo.

 

 

 

Três de Espadas

 

Palavras-Chave

Ø Cepticismo

Ø Renúncia

Ø Honestidade

Expressões-Chave

Ø Descobrir uma realidade penosa

Ø Divisão entre dois amantes

Ø Sentir-se desprezado

Ø Ser atraiçoado

Ø Pretender ferir alguém

Ø Ter receio de perder o companheiro

 

Significado da carta Três de Espadas

A grande palavra-chave que esta carta lhe comunica é a de honestidade. Apenas com total honestidade emocional consigo próprio conseguirá interpretar a sua situação actual correctamente, seja esta relacionada com a descoberta de uma realidade penosa, um ressentimento interior, uma traição ou até mesmo o medo de poder ferir alguém. Esta é uma carta normalmente associada a conotações negativas. O grande problema a que esta carta adverte é exactamente as tendências que temos para julgar que nos encontramos sozinhos no mundo, e que as coisas más apenas nos acontecem a nós.

No entanto, basta que analisemos cada um dos problemas individualmente com cuidado, para que nos apercebamos que não estamos sozinhos no mundo, existem muitas outras pessoas com exactamente os mesmo problemas, e muitas vezes estão mais perto de nós do que pensamos. E é esta proximidade com os problemas dos outros que nos ajuda a exteriorizar um pouco os problemas vendo-os de uma perspectiva da terceira pessoa, e conseguindo isso, é meio caminho andado para começar a resolvê-los de uma forma correcta. Também é muito frequente estes sentimentos terem uma base real, mas misturada com um medo irracional, o que torna toda a situação mais assustadora.

Quando o Três de Espadas for lançado, seja em que situação for, deve fazer uma avaliação cuidada da realidade, mas tendo sempre o cuidado de não a misturar com os receios infundados, pois esses irão tornar a realidade numa perspectiva bem mais assustadora.

 

 

 

Quatro de Espadas

Palavras-Chave

Ø Receios interiores

Ø Receios emocionais anteriores

Ø Meditação

Ø Inquietação

Expressões-Chave

Ø Encontrar o seu espaço

Ø Reservar um espaço temporal para si

Ø Reduzir o ritmo

Ø Fazer uma avaliação objectiva e positiva dos seus propósitos

 

Significado da carta Quatro de Espadas

A carta Quatro de Espadas tem dois significados distintos quando surge na posição Presente. Um deles, é que o nosso passado nos impede de fazer algo, ou reagir a uma situação, imobilizados por medo e inquietações originados por fiascos, amargura, insucesso, desânimos ou perfídias do passado. É de extrema importância trazer esses medos ao de cima para rapidamente poderem ser subjugados à luz da razão.

O outro significado desta carta quando na posição Presente, indica-nos que devemos evitar conflitos com os outros, em vez de se precipitar, deverá recuar um pouco, pensar sobre a situação calmamente e depois então efectuar a sua decisão. Caso a sua questão esteja relacionada com situações amorosas, por exemplo, um relacionamento actual, então sugere-lhe um pouco de espaço para si próprio de forma a conseguir ver as coisas de uma forma mais objectiva.

O Quatro de Espadas sugere-lhe também para ser mais honesto em relação aos seus sentimentos e tomar consciência das regras e acordos subentendidos dentro dos seus relacionamentos. Caso esta carta apareça na posição de Obstáculo a comunicação e o falar abertamente poderá ser mesmo o necessário para que se livre da situação actual. Como carta Futura, adverte-o para que se prepare para dar um passo atrás, faça um intervalo, medite, encontre o seu espaço de calma e sossego para se preparar para novos acontecimentos e experiências.

 

 

Cinco de Espadas

Palavras-Chave

Ø Perca

Ø Aceitação de restrições 

Ø Altercação de interesses 

Ø Triunfo inglóri

Ø Avareza

Expressões-Chave

Ø Situação de perda em qualquer caso

Ø Sentir-se vencido

Ø Falta de Generosidade

Ø Vencer as adversidades

Ø Conduta indigna

 

Significado da carta Cinco de Espadas

A carta Cinco de Espadas no baralho do Tarot tem sido sempre alvo de grande controvérsia e confusão. Isto porque podemos apenas olhar para as duas personagens na carta, que se afastam desmoralizadas, ou apenas para a personagem imponente e vitoriosa em grande plano. Em geral a interpretação comum dada a esta carta é a de aceitação das suas limitações e o reconhecimento da derrota, mas eu acredito, que tendo em conta os planos exemplificados na carta, e a minha experiência pessoal, que devemos dar mais importância à nossa vitória sobre as adversidades. Embora não fosse provável vencermos, o que esta carta nos diz, dependendo da posição onde for lançada, é que iremos vencer (posição Futuro) ou que estamos no bom caminho para vencer (posição Presente) as nossas adversidades independentemente de as hipóteses estarem contra nós. De uma forma mais detalhada, podemos dizer que se esta carta for lançada na posição Presente ambas as interpretações podem ser feitas, sejam estas de derrota, ou de triunfo sobre as adversidades, mas temos sempre que ter em conta a nossa situação actual. Também poderá indicar, que embora venha a sair triunfante, também não ganhará sempre, poderá perder algumas batalhas pelo caminho, até vencer a guerra.

Como carta de Obstáculo, dá a entender que existe um forte grau de oposição e conflito na sua vida e que alguém anda a fazer algum tipo de jogo do poder.

 

 

Seis de Espadas

 

Palavras-Chave

Ø Restabelecimento

Ø Imprevisto

Ø Alerta

Expressões-Chave

Ø Deixar entrar o positivismo na sua vida

Ø Superar as dificuldades

Ø Novos rumos

Ø Viagem espiritual ou corpórea

Ø Afastar-se das dificuldades

Ø Esquecer o passado

Ø Ter de mudar-se

 

Significado da carta Seis de Espadas

A carta Seis de Espadas indica-lhe que neste momento você navega por águas turbulentas mas que brevemente irá passar para águas mais calmas. Neste momento você encontra-se numa situação de cautela, sem grandes esperanças relativamente ao que o espera, mas mantendo sempre um grande nível de objectividade. Encontra-se neste momento a afastar-se de situações desagradáveis e finalmente consegue ver com clareza o seu caminho.

Na situação de Futuro esta carta mostra-lhe como rapidamente irá remar para longe das águas mais turbulentas onde se encontra actualmente e passará a caminhar por um caminho mais fácil. Como carta de Obstáculo, esta carta indica-lhe que poderá sentir alguma apatia, que a vida não lhe parece estar a correr bem e sente-se de alguma forma um pouco errante ou até mesmo abatido. No entanto, o Seis de Espadas também lhe diz que não vale a pena chorar por leite derramado, pois se começar a pensar que devia ter feito isto em vez de aquilo, não irá resolver nada dos seus problemas. O Seis de Espadas está relacionado também com a vontade de trocar ideias, especialmente se estas ideias estiverem ligadas a paixões ou relacionamentos. É necessário aqui fundir ou até mesmo moldar pontos de vista diversos e termos um entendimento melhor sobre como podemos harmonizar e conciliar múltiplas ideias de forma a se fundirem num conceito único. De forma geral o Seis de Espadas concilia e funde múltiplos pontos de vista, facilitando a consciencialização de grupo num conceito ou ideia única que o ajudará a resolver os seus

problemas.

 

 

Sete de Espadas

 

Palavras-Chave

Ø Deslealdade

Ø Manipulação

Ø Acção oculta

Ø Solitário

Ø Interferências

Ø Dificuldade

Ø Lucidez

Expressões-Chave

Ø Fugir aos encargos

Ø Enganar-se ou atraiçoar os outros

Ø Ocultar segredos

Ø Evitar a realidade

Ø Ignorar a verdade

 

Significado da carta Sete de Espadas

A carta Sete de Espadas indica-lhe que não se deve esconder da verdade. A imagem arquetípica desta carta mostra-lhe um homem a fugir com algumas espadas de uma forma suspeita, seguro de si mesmo que ninguém desconfia ou viu o que ele está a fazer. Esta é obviamente uma imagem com uma essência desonesta que deve ser evitada.

No caso de lançar o sete de espadas na situação Presente, esta carta indica-lhe que provavelmente estará a evitar a realidade, talvez não queira enfrentar as consequências de uma situação ou talvez queira evitar deveres inerentes ao seu trabalho, relacionamento ou compromisso.

Poderão existir pessoas desonestas em seu redor, algo manipulativas, que o tentam levar a fazer determinadas acções que os irão beneficiar sem respeito para com os seus sentimentos ou se realmente é aquilo que deseja. Poderão estar a enganá-lo ou a mentir de forma a cumprirem os seus intentos obscuros. Poderá ser alguém até muito próximo de si, um amigo, amante ou alguém de família que tenha duas faces. Esta carta indica-lhe também que poderá estar a iludir-se ao iniciar uma nova relação, um novo caso amoroso ou a sair de um passado, dizendo-lhe para se interrogar se realmente esta é uma boa atitude a ter. Esta carta na posição Obstáculo, indica-lhe que, por estar a ignorar a realidade só irá piorar a situação.

 

 

 

Oito de Espadas

 

Palavras-Chave

Ø Frágil

Ø Limitações

Ø Desconfiança

Expressões-Chave

Ø Revolta de sentimentos

Ø Falta de independência

Ø Sentir-se débil

Ø Intenção de ser salvo

Ø Prisão de ilusões

 

Significado da carta Oito de Espadas

Se analisarmos a figura arquetípica da carta, podemos ver uma mulher amarrada com as cordas semi-soltas, indicando que ela poderia soltar-se perfeitamente se a sua vontade assim o permitisse, mas que não se solta porque ilude-se a si própria que não consegue pois essa é a atitude mais fácil mas que no entanto lhe trará menos benefícios. Esta carta quando vista de um ponto de vista de Obstáculo, mostra-nos a nossa luta constante em debatermo-nos com as cordas que são representadas na imagem da carta, a ilusão das Espadas em nosso redor dá-nos a sensação de impotência contra a nossa situação, e em geral esperamos por alguém que passe por ali e nos liberte finalmente do nosso sofrimento. O Oito de Espadas adverte-o que deverá tentar permanecer lúcido e analisar a situação de uma forma mais objectiva, e que ao invés de esperar que venha alguém para o libertar, que deverá tomar o seu destino nas suas próprias mãos e libertar-se finalmente do que o atormenta. Alternativamente esta carta indica-nos que você se encontra circunscrito actualmente a ocorrências mais físicas ou corpóreas, em que se pode encontrar preso a um emprego, a um compromisso, ou talvez até mesmo preso devido à falta destes. Estes acontecimentos mais físicos têm um enorme peso sobre nós, porque de certa forma condicionam a nossa vida física terrestre e é normal sentirmo-nos cercados ou confusos sem saber o que fazer. Quando esta carta surgir na situação Presente, pode considerar que se encontra preso de momento a uma situação complicada, seja ela física ou mais espiritual, podendo estar intimamente ligado a um relacionamento.

 

 

 

Nove de Espadas

 

Palavras-Chave

Ø Vulnerabilidade

Ø Sensação de pecado

Ø Desassossego

Ø Angustia

Expressões-Chave

Ø Melancolia persistente

Ø Revolta mental

Ø Julgar e arrepender-se do seu passado

Ø Mau presentimento

 

Significado da carta Nove de Espadas

A carta Nove de Espadas em geral é considerada a pior deste naipe por ter uma conotação tão negativista. Mas nem sempre se verifica porque uma das mensagens desta carta é a de que “Depois da guerra vem a paz” e é neste mesmo significado que nos devemos concentrar, pois nem tudo o que é mau dura para sempre, e depois de passar vêem sempre tempos melhores.

Todos nós temos momentos piores, mas que são apenas isso, momentos, e como todos os momentos, estes passam e vêem outros a seguir. O nove de espadas indica-nos que devemos objectivar os nossos medos e racionalizá-los, pois só assim poderemos lidar correctamente com eles, e finalmente erguermo-nos da situação onde nos encontramos. Esta forma de lidar com a nossa situação verifica-se particularmente no caso de esta carta sair na posição Presente. A auto-culpabilização é também aqui intrínseca nesta carta, pois muitas vezes temos a tendência para ver e rever vezes sem conta as nossas acções do passado, e pensar, não devia ter feito aquilo, ou devia ter antes dito isto assim, e o nove de espadas avisa que esta é uma forma de auto-destruição progressiva, pois como é impossível de acertar em tudo à primeira, a nossa mente irá continuar progressivamente a martirizar-se até à total destruição da nossa auto-confiança. Quando esta carta é lançada na posição Obstáculo indica-lhe que deve procurar evitar as ilusões que o estão a impedir de agir. Outra possibilidade é o facto de poder estar tão imerso em problemas que não consegue cumprir o seu plano. Neste caso, aceite as suas limitações, e olhe para os problemas objectivamente de forma a conseguir resolvê-los.

 

 

 

Dez de Espadas

 

Palavras-Chave

Ø Depressão

Ø Sacrifício

Ø Anular ilusões

Ø Altura de mudança

Expressões-Chave

Ø A vida a mover-se no sentido oposto

Ø Auto-desculpas excessivas

Ø Vitimizar-se em demasia

 

Significado da carta Dez de Espadas

A carta Dez de Espadas, devido à sua representação arquetípica costuma levantar algum alarme e preocupação. Mas no fundo, esta carta não é tão má como aparenta pois o seu significado principal é o de o fim de um ciclo e o início de um novo. O sinal de mudança, de início de um novo ciclo e de término de um já existente implica no entanto que se deixe para trás alguns dos nossos pesos emocionais que carregamos. Está na altura de dizer adeus ao vosso “eu” antigo e dizer olá ao vosso novo “eu”. Esta carta, no fundo, representa a luz ao fundo do túnel, a saída da sua situação para uma nova, mas sempre com algum sacrifício associado. É altura de deixar o passado e abraçar o futuro. No caso do dez de espadas sair num lançamento na posição Presente significa que atingiu o tal ponto de mudança que lhe era tão necessário. Neste momento as coisas não podem piorar muito mais, o mundo parece que está virado contra si e parece que apenas lhe resta lamentar-se pelo seu infortúnio. Mas é exactamente o contrário, agora é a altura de virar o barco e pô-lo a remar noutra direcção, num sentido realmente positivo e benéfico para si. Como carta de Obstáculo, esta carta poderá indicar-lhe que os seus problemas estão a ser sobredimensionados por si, e que nem tudo é tão terrível como parece. Poderá também estar, inconscientemente, a fazer-se de vítima, quando no fundo as coisas poderiam estar bem piores. Como carta de Futuro, prepare-se para mudanças repentinas. Se neste momento está a sofrer com alguma situação, então prepare-se para melhorar a sua situação. Se por outro lado, nunca esteve tão bem na sua vida, prepare-se para algumas mudanças que poderão não ser muito benéficas para si.

 

 

Valete de Espadas

 

Palavras-Chave

Ø Apaixonado

Ø Cuidado

Ø Agilidade

Ø Razão

Expressões-Chave

Ø Comunicação de planos

Ø Experiência baseada na prática

Ø Preparativos para realizar feitos

Ø Reflexões jovens

Ø Investigar os eventos

Ø Espírito jovem

 

Significado da carta Valete de Espadas

A carta Valete de Espadas sugere-lhe que está pronto para enfrentar os desafios que se lhe forem impostos. Estes até poderão não ser os que pretendia ou que julgava que iria ter mas irá manter-se atento e preparado para qualquer situação.

Com recurso à razão e lógica irá conseguir comunicar correctamente os seus planos e descobrir a melhor forma de encarar os seus desafios. Isto é particularmente verdade se o lançamento for efectuado para a situação Presente. Neste momento torna-se necessário criar os seus próprios desafios para provar que tem uma agilidade mental muito apurada. Deverá ser sério acerca das suas necessidades e desejos e então ponderar bem todos os factos. Quando esta carta sair num lançamento, deverá reflectir adequadamente acerca dos seus desafios, será que os encara com agrado? Ou com receio? Será que irá defender-se prontamente e partir para a aventura como a figura da carta indica, ou irá tentar desviar-se dos seus entraves? Muitos dos desafios retratados pelo Valete de Espadas estão relacionados com questões, enigmas ou funções que estimulam a mente e esta carta sugere-lhe para estar pronto para estas provações. Esta carta indica-lhe que deverá fazer uso das características positivas das Espadas que incluem a vontade de aprender, comunicação e o juízo objectivo para conseguir ver o caminho à sua frente. Como carta de Obstáculo, é melhor parar de se enganar, pois você não possui a resposta para tudo e é melhor pensar bem nos desafios antes de iniciar a sua jornada.

 

 

Cavaleiro de Espadas

 

Palavras-Chave

Ø Firmeza

Ø Sinceridade

Ø Decisão

Ø Honestidade

Ø Inteligência elevada

Ø Guerreiro

Expressões-Chave

Ø Ser frio

Ø Poder analítico

 

Significado da carta Cavaleiro de Espadas

A carta o Cavaleiro de Espadas, poderá interpretar uma faceta sua ou de alguém próximo de si, seja esta pessoa de família, um amigo ou um amante. Quando esta carta é seleccionada, deverá analisar cuidadosamente a energia com que melhor se identifica.

Quando lançado na posição Presente o Cavaleiro de Espadas sugere-lhe que tome o tempo necessário para analisar e reflectir cuidadosamente a sua situação actual usando a sua energia de uma forma positiva. Poderá indicar-lhe que você é tão perspicaz e com opiniões intelectuais tão cuidadas, que serão capaz de convencer qualquer pessoa a tomar o seu ponto de vista. Esta carta tem uma conotação algo presunçosa, que poderá manifestar-se através das pessoas que o rodeiam ou até de si mesmo. Por outro lado, poderá indicar exactamente o contrário, dizendo-lhe que precisa de ser mais auto-confiante, falar sem medos, não se preocupar com as críticas dos outros e especialmente não se preocupar com o que os outros pensarão sobre as suas opiniões. Deverá ser totalmente honesto para consigo mesmo para que consiga interpretar esta carta correctamente. Deverá fazer-se algumas perguntas a si mesmo, “Será que estarei a ser presunçoso? ou Será que tenho medo de falar o que sinto ou o que penso?”.

Na posição de Obstáculo esta é uma carta que lhe indica que poderá estar a dar demasiado lugar à razão e raciocínio o que não o permite pensar com o coração. Ou então, que poderá existir alguém no seu meio tão emproado e absolutista que não o deixa expressar as suas ideias livremente.

 

Dama de Espadas

 

Palavras-Chave

Ø Esperteza

Ø Realismo

Ø Melancolia

Ø Franqueza

Ø Separação

Ø Carácter

Expressões-Chave

Ø Pessoa franca e simples

Ø Pessoa íntegra

Ø Pessoa directa ao assunto

Ø Entendimento perspicaz

 

Significado da carta Dama de Espadas

A carta Dama de Espadas mostra-nos uma imagem arquetípica de uma dama no trono, que chegou rapidamente à posição actual devido à sua forma perspicaz de pensar e agir. É uma pessoa franca e simples, com um raciocínio muito rápido e directo ao assunto especialmente em relação ao que se pode atingir e ao que se deve evitar. Quando esta carta for lançada na posição Presente, é provável que veja alguma coincidência com as suas características positivas, que a mostram como uma pessoa franca e directa ao assunto. Também nos indica que deverá usar sempre a inteligência, experiência e esperteza para conseguir atingir os seus objectivos. Como carta de Obstáculo, esta sugere-lhe que poderá estar a eliminar as suas necessidades emocionais em prol da frontalidade e intelecto. Uma outra hipótese poderá ser o facto de persistir a ideia que tudo e todos em seu redor estão mal ou apresentam inúmeros defeitos nem nunca estarem à altura das suas expectativas.

Um outro significado possível desta carta é o facto de poder existir alguém no seu meio que representa as características de grande experiência de vida, intelecto e vivacidade. No entanto poderá também representar muitas das características negativas desta carta, como o criticismo exagerado, arrogância ou expectativas demasiado elevadas. Esta pessoa poderá até estar a servir como modelo para o seu desenvolvimento, e a Dama de Espadas adverte-o que deverá ter cuidado para não seguir como exemplo todas as características, concentre-se apenas nas positivas.

 

 

Rei de Espadas

 

Palavras-Chave

Ø Poder

Ø Honesto

Ø Frontalidade

Ø Objectividade

Ø Autoridade

Expressões-Chave

Ø Alto nível de exigência

Ø Intelectualidade como segunda natureza

Ø Juízo imparcial

Ø Prudência e capacidade

 

Significado da carta Rei de Espadas

A carta Rei de Espadas reflecte uma imagem de protecção com a sua armadura representada na imagem arquetípica da carta. Armadura esta que é composta pelo seu conhecimento, experiência e poder intelectual. Esta é a carta mais poderosa deste naipe, na medida em que utiliza o seu poder intelectual para resolver quaisquer problemas com que se depare e ao mesmo tempo influenciar todos em seu redor a pensar e discutir novas ideias e pontos de vista. Caso esta carta seja lançada na posição Presente, então significa que você está completamente preparado para enfrentar problemas, ver a realidade no meio do limbo, usar o raciocínio para inferir correctamente, e resolver qualquer disputa sabiamente. O Rei de Espadas também poderá significar que existe alguém no seu meio que possui as características acima exemplificadas e que serve de exemplo ao seu próprio progresso pessoal, agindo como um autêntico motor que o impulsiona para a frente de uma forma muito mais rápida do que se não existisse esse tal modelo a seguir. Esta carta relembra-o que neste momento a dedução lógica, raciocínio e intelecto é de extrema importância na sua vida, e que com estas características poderá levar a cabo os seus objectivos e ainda convencendo e estimulando todos em seu redor. Como carta de Obstáculo, o Rei de Espadas sugere-lhe que exagerou na ênfase ao intelecto e raciocínio, podendo ter posto em causa as suas relações emocionais. Uma outra hipótese, é o facto de poder estar a ser intelectualmente reduzido por alguém perto de si. Alguém autoritário e que força os seus pontos de vista sobre os outros.